quarta-feira, 2 de julho de 2008

Atividades - Educación Fisica

1, 2, 3 ...

...começou! huahuahua

O Basquetebol como esporte evoluiu muito de 1891 até a atualidade.
O material esportivo foi revolucionado, a bola (protagonista da modalidade) ficou mais apropriada para o jogo (graças a evolução da tecnologia na fabricação, na adoção de materiais melhores), as roupas dos atletas dão maior conforto e ajudam no próprio desempenho em quadra, os calçados tiveram mais atenção na hora da renovação, pois interfere mais na hora da partida no salto do jogador, nos passes, nas jogadas.
O próprio ambiente, a quadra, ganhou uma nova composição em termos do material impregnado no piso, etc. A adoção de linhas que têm suas finalidade, algo como o "garrafão", em que os oponentes não podem ultrapassar num lance direto, de 3 pontos, as cores. O próprio cesto mudou de lá para cá, o seu tamanho, a adoção das redes que deixam mais clara a marcação de pontos, a altura da cesta de basquete.
As regras no basquete mudaram muito, a marcação dos pontos que depende da onde o jogador efetuou o arremesso (mais longe, mais pontos), ou seja, não pode andar com a bola por um tempo sem quicá-la no chão, não pode quicar a bola segurando-a e continuar quicando, pois há necessidade de passá-la ou tentar um arremesso. O número de jogadores em quadra, o árbitro, tudo mudou. As faltas, não pode efetuar mais que cinco faltas, se não o jogador terá que ser substituído e não poderá voltar para o jogo. Etc.
A mídia! Não podemos nos esquecer dela. A liga de basquete americano (NBA) famosa pelos times como Chicago Bulls, L.A. Lakers, Denver Nuggets, Boston Celtics, etc. Todos, times que compostos de jogadores habilidosos, milionários, que fazem muito sucesso com o público. A cobertura da mídia é ampla, vemos na televisão todas as informações, quem ganhou, quem perdeu. Até mesmo os jogos da seleção brasileira que participa de campeonatos, pré-olimpíadas, olimpíadas, etc.

Nenhum comentário: