sexta-feira, 26 de setembro de 2008

EsCoLa TéCnIcA

A instituição Escola Técnica da Universidade Federal do Paraná, local onde eu estudo, tem as suas tradições. Tanto, que a história da Escola Técnica da UFPR é ainda mais antiga que a da Universidade mais antiga do Brasil - a UFPR - fundada em 1912 com o nome de Universidade do Paraná. Tendo como primeiros cursos: DIREITO, ODONTOLOGIA, ENGENHARIA, FARMÁCIA e MEDICINA. A UFPR funcionou como Faculdades isoladas até 1946 e foi federalizada em 1950, passando a ser uma instituição pública e a oferecer ensino gratuito.
A Escola Técnica da Universidade Federal do Paraná, foi criada em 1869 e pertencia à antiga Colônia Alemã de Curitiba; seus fundadores Gottlieb Mueller e Augusto Gaertner eram sócios do Verien Deutsche Shule. Até 1914, o estabelecimento chamou-se ESCOLA ALEMÃ, depois COLÉGIO PROGRESSO.
Em 1941, a então ACADEMIA COMERCIAL PROGRESSO, foi adquirida pela Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná, sendo autorizada a funcionar sob a denominação ESCOLA TÉCNICA DE COMÉRCIO anexa à Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná.

Em 22 de janeiro de 1974, o Conselho Universitário decidiu integrá-la a UFPR como órgão suplementar e a partir de 1986, ela passou a ser denominada ESCOLA TÉCNICA DE COMÉRCIO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ.

A partir de 14 de dezembro de 1990, ao aprovar a reorganização administrativa da UFPR, o Conselho Universitário alterou a sua denominação para ESCOLA TÉCNICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ, vinculando-a à Pró-Reitoria de Graduação e em novembro de 1997, por decisão deste mesmo conselho foi classificada como unidade da UFPR.

Nenhum comentário: